segunda-feira, 7 de março de 2011

Aula 01


Qual o número completa a seqüência?

4, 7, 10, ....

Para muitos podem não fazer muito sentido, pois temos números pares e números ímpares. Já para outros a seqüência é óbvia.
Vamos lá:
10 - 7 = 3    7 – 4 = 3
Como podem observar essa seqüência segue uma lógica, sempre adicionamos 3 ao próximo número.

Esse tipo de problema é considerado muito fácil, mas é bom treinar as suas variações para não ser surpreendido em uma prova.

Colocarei alguns exercícios e no final de cada exercício terá as respostas. Tente fazer, assim aprenderá muito mais.

Exercícios

01) Complete as seqüências.

a)      5, 10, 15, ...
b)      3, 6, 9, ...       
c)      3,  ..., 7, 9,     
d)      1000, 1050, 1100,  ...
e)      80, 60,  ..., 20
f)        1,2  1,6   2 ...
g)      5,7  5,  4,3 ...
h)      2, 3, 5, 7, 11, ....

Respostas
a)      20, adicione 5 no 15.
b)      12, adicione 3 ao 9.
c)      5, some 2 ao número 3, ou subtraia 2 do 7. Observe também que todos são primos.
d)      1150, some 50 ao 1100.
e)      40, subtraia 20 do 60. Observou que esse exercício é decrescente?
f)        2,4 Esse envolve fração, 1,6 – 1,2 = 0,4  2 -1,6 = 0,4. Portanto 2 + 0,4 = 2,4
g)      3,6  Também envolve fração só que esse é decrescente. 5,7 – 5 = 0,7  4,3 – 0,7 = 3,6.
h)      13. Observou por quê? Todos são primos.


Qual número falta no quadro a seguir?
   
8
5
13
4
3
7
7
2
.......

Esse é o desafio para o nosso próximo papo.

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