Resolução
Na aula passada deixei exercícios para vocês treinarem. Pois bem, vamos agora resolver!
Resoluções:
5 | 22 | 13 |
x | 11 | 10 |
1 | 11 | 3 |
Observe : Na segunda coluna temos o número 22 em cima, logo abaixo na segunda e terceira linha temos o número 11. Na terceira coluna temos o número 13, logo abaixo os números 10 e 3. Isso nos faz concluir que podemos subtrair o número que está em cima pelo segundo que encontraremos o n° da terceira linha.
Assim:
22 13
- -
11 10
11 3
Também podemos fazer o inverso: 11 + 11 = 22 , 3 + 10 = 13
Logo nossa resposta será 4. Pois 1 + x = 5 → x = 5 – 1 = 4.
10 | 21 | x |
15 | 9 | 24 |
8 | 4 | 12 |
10 + 21 = 31
15 + 9 = 24
8 + 4 = 12
2 | 4 | 8 | 16 |
4 | 8 | 16 | x |
8 | 16 | x | x |
16 | x | x | x |
Esse já envolve multiplicação, o número anterior sempre é metade do posterior. O macete é sempre multiplicar por 2.
2 | 4 | 8 | 16 |
4 | 8 | 16 | 32 |
8 | 16 | 32 | 64 |
16 | 32 | 64 | 128 |
16 * 2 = 32 32 * 2 = 64 64 * 2 = 128
( * ) significa multiplicação.
15 | 30 | x | 60 |
55 | 44 | x | 22 |
x | 102 | 93 | 84 |
181 | x | x | 166 |
Esse aqui complicou um pouquinho só para ir aguçando mais a sua curiosidade.
Na verdade só misturei os exercícios, do jeito que as bancas de concursos costumam fazer. Só que eles fazem bem mais difícil.
15 | 30 | 45 | 60 |
55 | 44 | 33 | 22 |
111 | 102 | 93 | 84 |
181 | 176 | 169 | 166 |
A primeira linha você já sabe, que é só adicionar 15 ao 30 ou subtrair 15 de 45.
Na segunda linha, 55 – 44 = 11 44 – 11 = 33 ou 22 + 11 = 33.
Na terceira linha 102 – 93 = 9. Portanto se queremos encontrar o anterior, é só somarmos 9. Assim: 102 + 9 = 111
Já na última linha, é só você olhar as colunas e resolver. Deixei as respostas, só não vou deixar mais fácil, para que vocês possam resolver da sua maneira.
x | 3 |
2 | 6 |
Galera observe este daqui. Decore esse processo, muito útil pra quem for prestar concurso, pois ele agiliza os cálculos.
1 | 3 |
2 | 6 |
Reparem que isto é uma regra de três e se vocês aprenderem a racionar dessa maneira, terão mais tempo para fazer outras questões.
O 3 é metade do seis, então o outro número só pode ser metade 2, que é o 1.
Também pode ser feito assim: 6 é três vezes maior que o 2, então o x é três vezes menor que o 3. Portanto 1.
Terminamos por aqui nossa correção, estou me esforçando bastante para passar conteúdo de qualidade. Qualquer erro me desculpe, e me notifique para que possa corrigir.
Importante frisar, que estamos trabalhando com PA ( Progressão Aritmética) e PG ( Progressão Geométrica) , Regra de três simples, porém depois iremos aprofundar em cada um.
Sou detalhista porque quero você tenha sucesso. Aceito sugestões.
Abraços, até a próxima.
blog otimo *-*
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