terça-feira, 8 de março de 2011

Resposta do Exercício 02


Resolução

Na aula passada deixei exercícios para vocês treinarem. Pois bem, vamos agora resolver!

Resoluções:

5
22
13
  x
11
10
1
11
3

Observe : Na segunda coluna temos o número 22 em cima, logo abaixo na segunda e terceira linha temos o número 11. Na terceira coluna temos o número 13, logo abaixo os números 10 e 3. Isso nos faz concluir que podemos subtrair o número que está em cima pelo segundo que encontraremos o n° da terceira linha.
Assim:                     
 22       13           
-          -
11        10
11         3

Também podemos fazer o inverso: 11 + 11 = 22 ,  3 + 10 = 13

Logo nossa resposta será 4. Pois 1 + x = 5 →  x = 5 – 1 = 4.


10
21
x
15
9
24
8
4
12

 10 + 21 = 31
 15 + 9 = 24
  8 + 4 = 12

2
4
8
16
4
8
16
x
8
16
x
x
16
x
x
x

Esse já envolve multiplicação, o número anterior sempre é metade do posterior. O macete é sempre multiplicar por 2.


2
4
8
16
4
8
16
32
8
16
32
64
16
32
64
128

16 * 2 = 32     32 *  2 = 64   64 * 2 = 128  
( * ) significa multiplicação.


15
30
x
60
55
44
x
22
x
102
93
84
181
x
x
166

Esse aqui complicou um pouquinho só para ir aguçando mais a sua curiosidade.
Na verdade só misturei os exercícios, do jeito que as bancas de concursos costumam fazer. Só que eles fazem bem mais difícil.

15
30
45
60
55
44
33
22
111
102
93
84
181
176
169
166

A primeira linha você já sabe, que é só adicionar 15  ao 30 ou subtrair 15 de 45.
Na segunda linha, 55 – 44 = 11   44 – 11 = 33  ou  22 + 11 = 33.
Na terceira linha 102 – 93 = 9. Portanto se queremos encontrar o anterior, é só somarmos 9. Assim: 102 + 9 = 111
Já na última linha, é só você olhar as colunas e resolver. Deixei as respostas, só não vou deixar mais fácil, para que vocês possam resolver da sua maneira.

x
3
2
6

Galera observe este daqui. Decore esse processo, muito útil pra quem for prestar concurso, pois ele agiliza os cálculos.
1
3
2
6

Reparem que isto é uma regra de três e se vocês aprenderem a racionar dessa maneira, terão mais tempo para fazer outras questões.
O 3 é metade do seis, então o outro número só pode ser metade 2, que é o 1.
Também pode ser feito assim: 6 é três vezes maior que o 2, então o x é três vezes menor que o 3. Portanto 1.

Terminamos por aqui nossa correção, estou me esforçando bastante para passar conteúdo de qualidade. Qualquer erro me desculpe, e me notifique para que possa corrigir.

Importante frisar, que estamos trabalhando com PA ( Progressão Aritmética) e PG ( Progressão Geométrica) , Regra de três simples, porém depois iremos aprofundar em cada um.
Sou detalhista porque quero você tenha sucesso. Aceito sugestões.

Abraços, até a próxima.

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